segunda-feira, abril 17, 2006

O Massacre de Lisboa, Páscoa 1506


Sobre o Lobby israelita e as suas ligações perigosas...http://www.lrb.co.uk/v28/n06/mear01_.html penso que todos podem ficar bem informados se quiserem saber mais sobre o que se passa nesta guerra infame no Iraque!
Mas não quero confundir as duas coisas. Relembrar o FACTO de 4.000 judeus ( ou 2.000 conforme as fontes) terem sido barbaramente assassinados na Páscoa de 1506 não me parece nenhuma heresia... Sobre a discussão sobre se eram portugueses... ou alemães, polacos ou russos não me parece ser também nenhuma razão fundamental para não reflectir sobre um país profundamente marcado por uma cultura sexista, anti-semita e racista.
Este trabalho de reflexão tem sido feito pelo Nuno http://ruadajudiaria.com/ Os comentários do Lutz http://quaseemportugues.blogspot.com/e do João Tunes http://agualisa6.blogs.sapo.pt/ são sérios, assim como algumas respostas que estão lá!
É importante para todos nós e para os mais jovens saberem que nunca fomos aquilo que gostávamos de ter sido... Isto vale para todos! Qualquer dia... a guerra colonial também só durou uns 15 anitos e depois uns militares fizeram o 25 de Abril...
Vou guardar o dia 19 na agenda e vou procurar levar mais uns amigos! Em vez de ficar em casa, vou ao Rossio, onde podemos todos fazer qualquer coisa de interessante para nós e os nossos filhos...Perder a altivez, ter vergonha e recuperar a memória!
Eu estou à vontade, tenho dedicado dias e horas na defesa das tradições e da memória dos arábes do Al Andalus , nos massacre e na escravatura que populações inteiras sofreram durante toda a nossa longa Idade Média. Sobre a questão religiosa estou também à vontade, não sou nem ateu, nem cristão, nem muçulmano nem judeu! Sou dos brancos mais pretos de Lisboa( e acrescentaria... em memória do Vinícius...mais cigano e mais puta).