segunda-feira, maio 01, 2006

1º de Maio

Hoje foi o primeiro dia de Maio !
O Dia Mundial do Trabalho,
o primeiro feriado livre,
depois do 25 de Abril!

Não interessa se o Presidente Cavaco leva cravos ou não para o discurso do 25 de Abril, mas tem que ter em atenção este dia tão particular. .. Não se comemoram hoje apenas a queda do regime autoritário que governou Portugal entre 28 de Maio de 1926 e o 25 de Abril de 1974!
Não!

Estamos a comemorar o dia do trabalhador, não dos sindicatos coorporativistas, nem o da CGTPnem da UGT! Estamos a comemorar um dia histórico.

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

O 1º de Maio não foi apenas um sonho. Todos os anos, cada um à sua maneira comemora este dia como quer, uns como um dia de anos e outros como o dia das flores! (talvez o Eloy até tenha razão...).
Eu que não acredito em bruxas espanholas...nem mesmo andaluzes...Acredito na "Festa de Babette" que uma idiota de uma norueguesa teve a coragem de escrever!

Eu vou ser como a toupeira... ("Eu vou ser como a toupeira", o disco de 1972, é gravado em Madrid e também aí Zeca colabora com outros artistas, como o seu amigo e cantor galego Benedicto e alguns membros do grupo "Água Viva").
"Com o Zeca era assim, as experiências musicais sucediam-se e com Gilberto Gil, com Benedicto ou com Janine (cantora de jazz que participou em "Venham mais cinco"), saltava-se da música brasileira, para o folclore galego e logo para o jazz. E assim o Zeca se ia enriquecendo e a sua música, sem romper com as raízes, se ia universalizando".
Cantigas de Maio, sempre!

1 Comments:

Blogger Fokas said...

Fico contente por teres descoberto a palavra mágica.
Pois...
Se atendesses mais vezes o telemóvel talvez te contasse outras coisas!

maio 18, 2006 7:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home