terça-feira, junho 27, 2006

A casa da Joaninha

"Luís Augusto, filho único, ficara com todos os haveres do pai, importantes, entre os quais se contavam a casa e a quinta do Vale de Santarém. Um mês depois da morte do pai, Rebelo da Silva pediu a Herculano e a mim para que o acompanhássemos a passar uns dias na sua propriedade. Herculano, como muito entendido em coisas agrícolas, devia esclarecê-lo, indicando-lhe os meios de tirar maiores vantagens da quinta.
A viagem no vapor era tardia, mas agradável; quase sempre concorrida e animada. A primeira paragem dava-se em Alhandra, a segunda em Vila Franca de Xira, seguia-se Vila Nova e depois o Carregado. A travessia pela vala, à sirga, muito demorada e monótona; mas lá vinham umas margens bordadas de freixos e salgueiros; as batardas, atravessando com o voo descansado e a envergadura enorme; as bandadas de patos bravos no Inverno e de mancões no Verão; os pertos e longes da campina; os toiros ruminando no ervaçal, mansos, sem sombras de aspecto minaz, como se lhes não corresse no sangue a nativa ferocidade; e o campino, com o seu cavalo e a sua vara".

Bulhão Pato, Monte de Caparica, Torre. Fevereiro 16, 1893.

Ando envolvido num tempo que não é o meu. Uma personagem que nunca conheci e que viveu num mundo hoje inteiramente desaparecido onde ainda não existiam comboios em Portugal. Cheguei a encruzilhadas tramadas...Tive que mudar de comboio em Belgrado e fui parar algures ao mar...Não sabia falar alemão, a única língua estrangeira que se podia falar nas estações onde me perdera. "Wie fill kostet eine gebratanes...porra era frango, não era cão que eu queria. Nada feito, nem cão nem frango...
De regresso acabámos por descobrir uma lata de salsichas no fundo da mochila... a última à dentada partilhada entre cinco. Sentei-me no banco das mulheres porque era o único sítio onde havia um lugar livre e tive vários pares de olhos sobre mim a dizer que não era tão simples...
Ainda não havia Kusturica. Só entendi o que era a ex-Juguslávia muitos anos mais tarde quando vi "O pai foi em viagem de negócios". Ainda não havia mortos na Bósnia nem capacetes azuis. Peguei na "Insustentável leveza do ser" e resolvi deitar-me no corredor no local reservado às bagagens. Dormi assim a noite inteira dos Balcãs até à Grécia...
Au début de 1977 j'etait toujours sans travail e toujours inconnu...
Mas foi este facto entre outros que me levou a optar definitivamente pela História e hoje a interessar-me pela casa da Joaninha.

1 Comments:

Blogger Elsa Gonçalves said...

Porque é que os gajos so sec 19 ficavam sempre nos retratos com a mão dentro do casaco? Era algum código, alguma pose identificável com alguma coisa? É que por aqui não devia fazer tanto frio assim, para que tivessem que esconder a mão dentro do casaco ... parece-me!
maria

junho 28, 2006 1:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home